No dia 13 de Junho passado, os cordelistas Cametaenses Francisco Mendes, Arodinei Gaia e Flodoaldo Santos lançaram no OKA RESTÔ & PUB, na Cidade de Cametá-Pa, os seus mais recentes cordéis: O NEGRO SINFRÔNIO NA GUERRA DO PARAGUAI, O MENINO PASSARINHO E LUGARES CAMETAOARAS, respectivamente.
O Negro Sinfrônio..., do poeta imortal Arodinei, é inspirado em um romance da historiadora cametaense Maria Celeste Pinto, que conta a História desse Valente negro cametaense que foi mandado guerrear no Paraguai por seu patrão malvado e regressa condecorado, patenteado e como heroi.
O Menino Passarinho, do também cordelista imortal Francisco Mendes, conta sua própria História de vida, bela e labutante, tendo como palco principal o seu querido Rio Mendaruçu de Cima em Cametá, deste torrão paraense.
Já o escritor Flodoaldo Santos, inaugura o seu cordel pioneiro, Lugares Cametaoaras, inspirado em uma obra do escritor Cametaense Danúzio Pinto Pompeu, denominada DICIONÁRIO TOPONÍMICO DA MICRORREGIÃO DE CAMETÁ.
Flodoaldo divaga em versos sobre os significados, origem e evolução dos principais lugares de nossa microrregião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário