segunda-feira, 17 de setembro de 2018

TRIO CORDELISTA CAMETAENSE



No dia 13 de Junho passado,  os cordelistas Cametaenses Francisco Mendes, Arodinei Gaia e Flodoaldo Santos lançaram no OKA RESTÔ & PUB, na Cidade de Cametá-Pa, os seus mais recentes cordéis:  O NEGRO SINFRÔNIO NA GUERRA DO PARAGUAI, O MENINO PASSARINHO E LUGARES CAMETAOARAS, respectivamente.

O Negro Sinfrônio..., do poeta imortal Arodinei, é inspirado em um romance da historiadora  cametaense Maria Celeste Pinto, que conta a História desse Valente negro cametaense que foi mandado guerrear no Paraguai por seu patrão malvado e regressa condecorado, patenteado e como heroi.

O Menino Passarinho, do também cordelista imortal Francisco Mendes, conta sua própria História de vida, bela e labutante, tendo como palco principal o seu querido Rio Mendaruçu de Cima em Cametá,  deste torrão paraense.

Já o escritor Flodoaldo Santos,  inaugura o seu cordel pioneiro, Lugares Cametaoaras, inspirado em uma obra do escritor Cametaense Danúzio Pinto Pompeu,  denominada DICIONÁRIO TOPONÍMICO DA MICRORREGIÃO DE CAMETÁ. 
Flodoaldo divaga em versos sobre os significados, origem e evolução  dos principais lugares de nossa microrregião. 

Nenhum comentário: