quinta-feira, 20 de setembro de 2018

NOSSO CORDEL É PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO

Por Izabel Nascimento 
Cordelista Aracajuana

Bom dia, gente linda!
🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻

_A mensagem é grande_
_e a notícia é boa!_

Passou no Jornal, no Rádio, está nos sites de notícias,  muita gente ficou sabendo e muito falaremos sobre isto: *O Cordel é Patrimônio Cultural Brasileiro.*

Isso mesmo!
O nosso Cordel! 💛
Que Maravilha!

"O gênero literário, que também é ofício e meio de sobrevivência para inúmeros cidadãos brasileiros, a Literatura de Cordel, foi reconhecido pelo Conselho Consultivo como Patrimônio Cultural Brasileiro. A decisão foi tomada nesta quarta-feira, 19 de setembro, por unanimidade pelo colegiado que estava reunido no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro." (Iphan)

O que esta notícia muda na prática? Me arrisco a responder a questão! Primeiro, o que deve mudar é o nosso olhar sobre o Cordel. Sobre nós!

A Primavera que trouxe essa maravilhosa notícia, também nos convida a conhecer mais sobre a nossa Literatura e nossos Escritores. O Patrimônio é do povo brasileiro, de todos, de quem escreve, de quem lê, de quem pesquisa, de quem aprecia e de quem conhecerá também. Por isso, preservar e 'salvaguardar' é tão importante.

Valorize os poetas de Cordel! Leia os clássicos, mas também leia e valorize os poetas de sua cidade, compre e leia seus folhetos, pergunte sobre suas histórias e se apaixone ainda mais pelos versos que revelam o nosso imaginário popular.

Reflita sobre que tipo de valorização você acha que nosso Cordel Merece?
E nossos Cordelistas?
🤔

Bem, falando em Cordel,  aproveito para lembrar que neste sábado teremos um encontro com a poesia, no lançamento do meu livro *SEMENTES DE GIRASSÓIS*, às 18h, na Sociedade Semear, em Aracaju. Convido você a compor esta noite poética do nosso *Cordel Patrimônio*
Vamos nos encontrar?

🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻


Nenhum comentário: