sexta-feira, 19 de março de 2010

Igreja de São João Batista

Este templo consagrado a São João Batista, padroeiro do Município de Cametá é também a sede da Paróquia de João Batista e a sede  da Prelazia de Cametá, separada da Arquidiocese de Belém do Pará. A prelazia abrange os territórios de Cametá, Igarapé-Miri, Araticu, Mocajuba e Baião.
Com a colonização em terras do Tocantins, por volta de 1625, chegam os primeiros portugueses e inicia-se a história do catolicismo em Cametá. No site da Prelazia de Cametá, podemos ler um  histórico da Prelazia e da devoção à São João. Verifica-se também  registro dos principais santos padroeiros. Confira no texto a seguir :
"Há registros de ter tido a presença de frades Capuchinhos de Santo Antônio nesta terra já no ano de 1617, vindos provavelmente de Belém (recém fundada) ou São Luís. Na localidade de Cametá Tapera viviam os índios Camutás. Neste lugar, estes frades constróem uma Ermida (pequena capela e um pequeno convento), e tinham como objetivo catequizar os “nativos” ou fazer o que se chamava de aldeamento. Mais tarde vieram alguns frades carmelitas. Trata- se apenas de uma passagem.
Em 1635 já é reconhecida uma Vila em Cametá Tapera, sendo transferida posteriormente para a atual Cametá em 1713. Já nesta época, há um projeto em construir uma vila maior (cidade), por verem em Cametá um local estratégico para a expansão colonialista na Amazônia. A presença de portugueses nesta época já era de um número significante.
A idéia que se tem é que primeiro chegaram os missionários e depois vieram os colonizadores, no caso os portugueses. Depois da vinda destes primeiros missionários e com a transferência da vila para atual Cametá, vieram os padres jesuítas, ficando na região até a expulsão da Companhia do Brasil por Marquês de Pombal nos anos de 1767. Passaram por Cametá também os padres mercedários. A construção da Catedral São João Batista é atribuída a estes padres. Passaram também em Cametá padres diocesanos vindos de Belém. Faz parte da história da Igreja em Cametá Pe. Prudêncio, conhecido pelo combate ao movimento cabano. Pe. Prudêncio foi pároco em Cametá por um grande período no decorrer do século XIX. Há outras figuras consideradas notáveis e que marcam a história de Cametá como os bispos cametaenses Dom Romualdo Coelho e Dom Romualdo de Seixas.
A Devoção à São João
São João Batista é padroeiro de Cametá e padroeiro da Paróquia. A devoção a São João foi trazida palas primeiras famílias portuguesas que aqui chegaram. Antes da construção da atual Igreja Matriz- ano 1757 (Catedral), existia uma capela dedicada a São João. São João Batista faz parte da história de Cametá e da vida religiosa do povo. A festa de São João é uma festa tradicional, celebrada nos dias 14 a 24 de junho conforme testemunho das pessoas mais idosas. “É do tempo de nossos avós”, falam as pessoas. Evidentemente vem de anos anteriores.
A atual imagem de São João Batista que está na Catedral, veio da França e foi doada para Cametá por Dom Pedro II na metade do século XIX.
Há outra devoções em Cametá, sendo as mais conhecidas: São Benedito, Nossa Senhora das Mercês, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora do Pilar, Nossa Senhora do Carmo, Santíssima Trindade. Muitas Comunidades celebram as suas devoções ou os seus santos padroeiros".
Prelazia de Cametá.
Disponível em: <http://www.prelaziadecameta.com.br/historico/index.html>. Acesso em: 20 mar 2010.






Nenhum comentário: