domingo, 29 de dezembro de 2013

Diocese de Cametá – Algumas considerações Geopolíticas e Geoestratégicas.



Brasão da Diocese de Cametá

Portugal ganha a guerra diplomática contra o Tratado de Tordesilhas e começa a luta pela conquista da Amazônia.
Segundo Reis (1982)... a Amazônia portuguesa reduzia-se ao que é hoje a Região Bragantina. Evidentemente, para Portugal era muito pouco. Entretanto, embora cabendo á Espanha as primeiras façanhas descobridoras não foram os espanhóis que se atiraram à obra inicial da exploração da Amazônia e sim os holandeses, ingleses e franceses com objetivos mercantis e coloniais.
Neste contexto inclui-se Cametá nas especulações geopolíticas e geoestratégicas dos Governos e Exércitos Francês, Português e Cabano ao longo do tempo histórico.
As primeiras investidas militares começam com Daniel de La Tuche, em 1613, quando no comando do Exército Francês-Tupinambá composto de 1120 Tupinambás, e 80 soldados investiram contra as tribos guerreiras do Tocantins das Aldeias dos Pacayás e Parissós, (hoje Pacajás e Parijós) quando chacinaram 60 ìndios.
Nossos nativos eram “... tão dextros ao manejo das flexas que atirando-as ao ar vinham cair na galcota, onde estavam os nossos soldados e nas canoas dos índios Tupinambás, ferindo muitos(D’Evereaux, apud Hurley, 1936:16).
Frustou-se a tentativa de Daniel de La Touche, governador do maranhão, de hastear a bandeira da França nas aldeias dos Camutás. Os franceses foram expulsos do maranham por Alexandre de Moura e Gerônimo de Albuquerque.

A FORÇA GEOPOLÍTICA DA IGREJA CATÓLICA
O uso geopolítico e geoestratégico de Cametá continua com a Igreja e o governo luso. A partir de 1620 os Índios Camutás já “pacificados” pela catequese e já pertencentes ao “Exército Divino”, podem também pertencer ao Exército Luso.
Nossos nativos Camutás, conhecidos como hábeis remadores, exímios flexeiros e caçadores, despertaram os interesses extratégicos de Portugal “Não foi fácil a pacificação dos Índios Camutás. Durante três anos o Frei Cristovão de São José, dedicou-se com sua bondade, humildade e fé em Deus, expondo a sua vida dentro do mato à procura de almas transviadas para trazê-las e torná-las felizes dentro do comportamento cristão”. (Tamer 1987;10)
A missão pacificadora da Igreja não deixa de ter valor geopolítico para os portugueses na conquista da Amazônia. Hurley assim descreve essa missão: “Chegam enfim, a 22 de julho de 1617, os verdadeiros colonizadores, os soldados de Cristo, os sacerdotes da paz e da ordem:...” (Hurley, 1936:20)

ASSIM COMEÇA A FORMAÇÃO HISTÓRICA DA PRELAZIA DE CAMETÁ

Cartaz da elevação à Diocese
Os verdadeiros colonizadores , os soldados de Cristo, os sacerdotes da paz e da ordem aos quais Hurley se referiu foram os “religiosos Franciscanos da Província de Santo Antônio de Portugal (capuchos de Santo Antônio) em Camutá, no Rio Tocantins inicia-se no ano de 1617, com a chegada de Frei Cristóvão de São José, Frei Filipe de São Boaventura, Frei Antônio de Merciana e Frei Sebastião do Rosário (Ramos, Alberto. Cronologia eclesiástica do Pará. [S.l.]: Falângola, 1985. 305 p.)
Neste simples contexto histórico geopolítico e geoestratécico, percebe-se a forte presença da Igreja Católica no espírito Camutá, desde a primeira incursão lusitana em nossa atual Microrregião de Cametá acompanhada dos quatro freis Católicos Franciscanos descritos acima por Dom Alberto Ramos.
Frei Cristovão de São José, foi o primeiro sacerdote a realizar o trabalho de catequese em terras Camutás,  atualmente conhecida por Cametá-Tapera.
A Geografia do ontem e do hoje de um lugar pode ser entendida e interpretada também e principalmente pela leitura das rugosidades físicas e pela nomeação ao longo do tempo de seus espaços sociais.
Como exemplo, vejamos a designação de duas de nossas atuais primeiras ruas cametaenses, já que a primeira Vila Viçosa e as primeiríssimas ruas camutás já foram tragadas pela erosão. Hoje temos a Rua São João Batista e Rua Frei Cristovão de Lisboa. A primeira em homenagem ao Santo Padroeiro do Município e a segunda perpetuando a memória de Frei Cristovão, fundador da Aldeia de Santa Cruz dos Camutás, em 1625, promovida em 1635 a Vila Viçosa de Santa Cruz dos Camutás, com a criação da Capitania de Feliciano Coelho.
A lenta formação da Prelazia de Cametá, entre 1617 a 1952, foi uma caminhada histórica de 335 anos, Salomão Laredo, em seu livro Terra dos Romualdos, país dos maparás, expõe com minúcias de detalhes, uma cronologia deste relevante período histórico e avança até a sua elevação pelo Santo Padre, Papa Bento XVI a Diocese, em 06 de Fevereiro de 2013.

BREVE PERSPECTIVA DA NOVA DIOCESE DE CAMETÁ

A mudança caracteriza um novo estágio da Igreja no Baixo Tocantins. Para o primeiro Bispo da Diocese,
Bento XVI e Cizaurre

Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces, a mudança significa que a Igreja local está mais madura depois de quase 60 anos de existência como Prelazia. Com a elevação, mudam algumas coisas no plano pastoral. A Diocese conta com cerca de 26 sacerdotes, 4 lazaristas, e 21 diocesanos. Possui mais de 600 comunidades católicas , 21 sacerdotes diocesanos, 4 sacerdotes lazaristas, 4 diáconos permanentes e umas 40 religiosas de diversas congregações.

Dom Jesús María Cizaurre Berdonces, seu primeiro bispo diocesano, nasceu há 61 anos em Valtierra (Navarra, Espanha). Cursou seus estudos em San Sebastián (País Vasco) e Granada (Andaluzia). Professou como agostiniano recoleto em 1972 e já está no Brasil desde 1977.
O Santo padroeiro da Diocese é S. João Batista. Sua área territorial tem uma extensão de 50.648 km2 para
Camiseta comemorativa -  Mocajuba
uma população de 400.000 pessoas. Suas 19 paróquias são:

  Baião - Paróquia São Antônio de Pádua.
  Breu Branco - Paróquia de São Sebastião.
 Cametá- Paróquia de São João Batista.
Cametá - Paróquia de São Benedito das Rosas.
Cametá - Paróquia N. Sra. do Carmo (São Benedito) - Carapajó
Cametá - Paróquia de Santa Maria de Cametá
 Igarapé-Miri - Paróquia de N. Sra. Sant'Ana.
 Limoeiro do Ajuru- Paróquia N. Sra. Imaculada Conceição.
Mocajuba - Paróquia N. Sra. da Conceição
 Mocajuba - Paróquia N. Sra. de Nazaré - Vila de Areião.
Mocajuba - Paróquia N. Sra. do Carmo - Vila do Carmo.
Novo Repartimento- Paróquia São Francisco de Assis.
Oeiras do Pará- Paróquia N. Sra. da Assunção.
Pacajá- Paróquia Cristo Rei.
Pacajá - Paróquia São José de Maracajá.
Tucuruí- Paróquia de São José.
Tucuruí - Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
Tucuruí - Paróquia Santa Rita de Cássia.
Tucuruí - Paróquia Menino Jesus.
Fontes:
Foto Criação
http://minutoaminutocomsantarita.blogspot.com.br/2013/04/elevacao-da-prelazia-agostiniana.html

Nenhum comentário: