quarta-feira, 2 de junho de 2021

IV EXPEDIÇÃO DA FLOTILHA DOS SKISITOS - DE MARABÁ A BELÉM, DE 28/05/2021 A 30/05/2021.

                                                                                                                    Por Aluisio Meira 

Em Marabá.
Há bastante tempo, alguns membros da Flotilha dos Eskizitos pediam a realização de um passeio mais logo, com pernoites, inclusive.

Com o recebimento de um telefonema do Thiago Bogéa, perguntando ao nosso Comandante se a Flotilha toparia mais uma Marabá/Belém, de Jet Ski, passando pelas eclusas de Tucuruí, essa foi a senha que nos permitiu dar início aos trabalhos de planejamento dessa aventura.

Os que toparam, ainda não conheciam o trajeto e, muito menos, a passagem pelas Eclusas. No entanto, como a organização de um passeio como esse, leva tempo e dinheiro, compromissos com pagamento de hospedagem, deslocamento das máquinas para Marabá, contratação de motoristas, etc., e, diante da demora em obter a Licença para a utilização das Eclusas, por unanimidade, os interessados decidiram que fariam o percurso, com ou sem a liberação das Eclusas.

Depois de tudo preparado, hotéis reservados e participantes inscritos, somente na véspera da partida, fomos informados de que não seria possível utilizarmos as Eclusas da Hidroelétrica de Tucuruí.

O DENIT, atual gestou das Eclusas não renovou a Licença Ambiental e, alegando que embarcações com menos de 5 metros não poderiam utilizar as Eclusas, indeferiu o pedido de licença, subscrito pela ASPAN (Associação Paraense de Motonáutica).

Ressalta aos olhos a má vontade dos dirigentes do DENIT, eis que, é muito claro que essa regra só
poderia ser aplicada a uma única embarcação com menos de 5 metros, pelos custos dessa operação, jamais a um conjunto de mais de 30 embarcações, mesmo que menores de 5 metros. Aliás, foi assim que, por duas vezes antes, a ASPAN conseguiu a liberação das eclusas, em caráter excepcional.

Sabe-se que, antes da solicitação da ASPAN, duas licenças foram concedidas pelo DENIT, uma de cada vez, para duas embarcações, mediante o pagamento de uma taxa simbólica de R$ 1.000,00. Pelo menos, é o que reza a lenda.

Como já havíamos decidido, o passeio foi realizado. Com a desistência do Grupo da Direct Jet, pela falta das eclusas, participaram dessa aventura os seguintes pilotos: Alberto Navarro, Alexandre Charone, Alexandre Meira, Alrilan Mesquita, Aluisio Meira, Anderson Reis, Antonio Salame, Carlos Navarro, Cristiano Talita, Edmilson Santos, Gleydson Guimarães, José Luiz Pingarilho, Miguel Abrahão e Nader Morhy,

No dia 27/05/2016, os Pilotos Eskizitos, levaram suas máquinas e respectivas carretas para Marabá.

Partimos, de madrugada, por terra, com destino a Marabá, seguindo pela BR/010 (Belém/Brasília), percurso mais logo, porém evitando os buracos da PA 150; passando pelas cidades de Ananindeua, Santa Maria do Pará, São Miguel do Guamá (lanche), Mãe do Rio, Aurora do Pará, Ipixuna do Pará, Paragominas, Ulianópolis, Dom Elizeu, Palestina, Rondon do Pará (almoço), Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, e, finalmente, depois de percorrer cerca de 686 km chegamos a Marabá, indo direto para a JC Náutica, onde fomos muito bem recebidos pelo proprietário, como sempre, o gentleman, Janary Damascena e pelo filho dele, Ciro. Ato contínuo, descemos os Jets para o ancoradouro da Marina, e os deixamos aos cuidados dos prestativos funcionários do Janary.

No dia seguinte, na hora marcada, demos início ao passeio. Juntos rumamos para Tucuruí, passando por
Itupiranga, Santa Tereza do Tauri, Pedral do Lourenço, local onde, com receio das pedras, algumas aparentes, outras não, todos seguiram, em fila indiana, o trajeto do “Blue Sky” (nome do Jet do Comandante). Ultrapassado esse trecho perigoso, prosseguimos a navegação, parando para reabastecer e merendar na ilha do Daniel (infelizmente abandonada), e, em seguida, fomos até a Caixa D’Água da submersa Jacundá. Não conseguimos localizar a isolada e sobrevivente Palmeira, certamente já inexistente.

Em seguida, passamos pela Ilha do Bogéa e a surpreendente ilha do Marcelo, esta, com luz elétrica e Internet, no meio do Lago da Represa, onde fizemos mais um reabastecimento.

Sem as eclusas, nossas carretas, com os Jets já retirados da água, ficaram estacionadas, umas no pátio do Hotel, outras no Clube ASSEL, bem ao lado da rampa de acesso a Tucuruí.

Nessa ocasião, valeu a nossa decisão de levar os Jets para Marabá, e, depois, de Marabá para Tucuruí, pela estrada, pois, graças aos nossos motoristas e amigos, estávamos com as carretas a nossa disposição em Tucuruí.

No dia seguinte, 29/05/2016, rumamos para Cametá. Antes de Baião, os mais perigosos e traiçoeiros bancos de areia e de pedra já haviam sido deixados para trás. Passamos por Baião e Mocajuba, onde reabastecemos em um posto flutuante, ancorado na praia daquela cidade.

Depois disso, rumamos para a casa do Sr. Flodoaldo Santos, no Rio Furtados. Antes de deixar nossas
máquinas fundeadas no pequeno igarapé que fica na frente do conjunto de casas da Família do Sr. Flodoaldo, cada um de nós, levando na garupa, um membro dessa prestativa Família, fomos um pouco mais adiante, até na Capela Nossa Senhora das Graças, onde, com uma bela faixa, fomos recebidos pela Sra. Arli. A Capela estava toda reformada e muito bonita.

Durante a noite, depois de um excelente jantar, preparado pelas Sras. Catarina e Daniele, esposa e filha do nosso anfitrião, participamos do lançamento do Livro “Literatura do Cordel – Marias do Céu e Marias da Terra” de autoria do Sr. Flodoaldo. Cada um de nós recebeu uma dedicatória personalizada da obra.

Depois, admirando o nascer da Lua, foi uma festa só. Música ao vivo, pelo cantor e compositor Antonio Salame, que nos brindou, dentre outras composições, com a execução do Hino da Flotilha.

No dia seguinte, 30/05/2021, seguimos para Belém, percorrendo as trinta milhas náuticas de Cametá até a entrada do Furo Maiauatá, parando, para um merecido descanso, na Foz do Rio Anapú, onde ainda existe uma pequena praia. Em seguida, fomos  via Furo da Família Rodrigues, Igarapé Miri, Canal dos Escravos e Rio Mojú, Furo do Carnapijó, Nossa Senhora do Bom Tempo, Furo das Mucuras, Furo Arapiranga, Icoraci e Furo do Maguari. Saímos 14, chegamos 12 !

Dois, por problemas técnicos, ocorridos em Tucuruí, voltaram pela estrada.
Ao todo, em três dias, navegamos 346 milhas náuticas, que equivalem a 613 km.

FICHA TÉCNICA PASSEIO:
Expedição Marabá Belém - PERCURSO: 346 Milhas Náuticas.
Saída de Belém dia 27/05/2021 as 5:00 da manhã, ponto do encontro posto Pará Vip em Ananindeua.
Navegando nos dias 28, 29 e 30 de Maio de 2021
PARTICIPANTES:
Aluísio Meira (Comandante)
Alberto Navarro
Alexandre Charone
Alexandre Meira
Alrilan Mesquita
Anderson Cleyton
Antônio Salame
Carlos Navarro
Cristiano Sagica
Edmilson Santos
Gleydson do Nascimento
José Pingarilho (Zeca)
Miguel Abrahão
Nader Morhy

2 comentários:

Aluísio Meira disse...

Foi um passeio maravilhoso, no qual o ponto alto foi a recepção que nos foi dada pelo pessoal do Rio Furtados, capitaneado pelo amigo Flodoado Santos e Família 👍

Cametaoara disse...

Grande parte do Rio Furtados já é conhecedor e admirador da FLOTILHA DOS SKISITOS, que transbordou nossos olhos de contagiante alegria. Tenham certeza que serão sempre bem vindos ao nosso Rio e a nossa casa!