sexta-feira, 6 de setembro de 2024

PRIMEIRO CONTO DE FLODOALDO SANTOS É PREMIADO E LANÇADO PELA FCP

Dia 13 de Junho de 2024 de 20 às 21:30 horas no Teatro MARGARIDA SCHIVASAPPA, a FUNDAÇÃO CULTURAL DO PARÁ, fez o lançamento de 60 (sessenta ) obras literárias premiadas pelo seu EDITAL Nº 02/2023 DE SELEÇÃO PÚBLICA DE OBRAS LITERÁRIAS E DE NÃO FICÇÃO ANO 2023.

Entre essas obras, o escritor cametaense FLODOALDO SANTOS, foi premiado com sua obra SERES MITOLÓGICOS CAMETAMAZÔNICOS, seu primeiro conto, com 8 histórias contadas pelo TIO BIJICO, folclórico contador de histórias do Rio Furtados, em Cametá-Pa.
São elas:

O BOTO DO RIO FURTADOS.

A COBRA GRANDE DE CAMETÁ.

A SEREIA DO JUABA.

ENTREVISTA COM TIO BIJICO SOBRE O LOBISOMEM

O LOBISOMEM DO FURO DA HELENA

A MATINTA PERERA DA ESTRADA DA ALDEIA.

O CURUPIRA DO UMARIZAL DA VILA DO CARMO.

O SACI-PERERÊ DO MUPI.

Na oportunidade, Flodoaldo autografou sua obra para alguns de seus leitores presentes.

Você pode ouvir gratuitamente estes contos emocionantes, na bonita e agradável voz do narrador Paulo Fonseca, acessado o link:

https://youtu.be/tG1MwTipIVc?feature=shared

domingo, 24 de março de 2024

ESCOLA MUNDO ENCANTADO FAZ SARAU EM HOMENAGEM A FLODOALDO SANTOS


  
  Duranate o X SARAU ARTÍSTICO E LITERÁRIO da Escola MUNDO ENCANTADO, com o Tema: O CORDEL COMO INTERAÇÃO SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, na USINA DA PAZ DO GUAMÁ, dia 23 Mar 2024, ganhei de presente a maior e mais bela homengem de minha vida literária.

     No Sarau, foram trabalhados e declamados meus cordéis:
Lugares Cametaoaras;
Mestre Zenóbio e o Cordão da Bicharada; 
Marias do Céu e Marias da Terra e;
Ervas e Erveiras do Ver-o-peso.

      Foram 3 horas de shows entre declamações de minhas obras em cordel, danças, contação de causos, pelos alunos do Ensino Fundamental Maior e, uma bonita e emocionante exposição do acervo da BICHARADA do Mestre Zenóbio. 

Na oportunidade, foram distribuídos gratuitamente minhas obras em Cordel a professora Ane, Diretora da Escola e a todos os professores participantes do Sarau.

 Como contrapartida de premiação pela Lei Paulo Gustavo, através da Prefeitura de Cametá e sua Secretaria de Cultura foram entregues 50 (cincoenta) cordéis Lugares Cametaoaras, para posterior distribuição gratuita aos alunos que trabalharam essa obra no Sarau.

        Deixo aqui minha eterna gratidão a senhora diretora da Escola,
professora ANE, com toda a sua simpática e competente equipe de professoras: Letícia, Suelen, Renata, Belém e Adriely. Professores: Adiel, Tinho e Keno para citar alguns  dos mais envolvidos com  o Sarau. Obrigado a todos os professores e professoras que não foi posível registrar aqui, mas igualmente importantes. Sincera gratidão a todos os funcionários da escola e, essencialmente, aos seus alegres e encantadores ALUNOS, pois, eles foram a principal atração do espetáculo e sem eles não haveria esse emocionane show.

                                                                                                   Por Flodoaldo Santos


                                             Alguns registros fotográficos do evento.