Com o Samba enredo em homenagem ao Município de Limoeiro do Ajuru, a Escola de Samba, Chaleira sagrou-se Campeã do Carnaval Cametaense 2011. O Blog Cametaoara parabeniza a escola Alvi-Verde, pelo pioneirismo em homenagear um munícipio de nossa Microrregião em nosso carnaval! Já era tempo ou melhor já estava passando da hora de Cametá fazer um movimento cultural no sentido de resgatar a sua posição geográfica de sede do Baixo Tocantins! Precisamos recomeçar ou começar a assumir esse papel. Isso não é arrogância e sim sentimento de união, uma herança geográfica e uma necessidade social.
Os nossos municípios membros da Microrregião precisam de nosso apoio e nosso solidariedade, somos co-irmãos e neste sentido precisamos de mútuo apoio na luta em busca de melhorias para o nosso espaço. Um exemplo real de nossa necessidade de melhoria é a construção das pontes sobre os Rios Igarapé-Miri e Meruú para completar o eixo da Alça Viária entre Belém e Baião, beneficiando principalmente os Municípios de Cametá, Mocajuba e Baião.
A Assenção da Chaleira ao pódium do Carnaval Cametaense longe de significar uma diminuição das escolas que tradicionalmente conquistam as primeiras posições, e que indiscutivelmente estavam lindas, é um novo marco, uma nova era. A partir de então, podemos contar com mais uma estrela, mais uma concorrente, mais qualidade, mais beleza, mais democracia e talvez, mais justiça na análise e escolha da melhor escola!
Comentamos sobre beleza, justiça, democracia no Carnaval de Cametá, mas não podemos deixar de enfatizar os tantos fatos negativos que tanto denigrem nosso carnaval e estão contribuindo para o desprestígio do evento e afastamento de muitos visitantes e turistas. Trata-se principalmente da impontualidade dos blocos e escolas provocando atrasos de até 3 horas, causando profundo desrespeito e falta de consideração com o público; descompromisso de brincantes com suas agremiações, pois, viam-se foliões dançando bêbados e com fantasias danificadas ou sem parte dela, com latinhas de cerveja na mão, em frente ao juri; falta de opções de higiene nas imediações da passarela do samba, pouca opção de segurança; menores de idade em horários impróprios, em bares e blocos, provavelmente desacompanhados de um adulto responsável; poluição sonora provocada pelos bares da praça, descaracterizando as músicas carnavalescas da avenida, isso pra citar alguns. Esses fatos precisam ser minimizados ou eliminados sobre pena de colocar em cheque a nossa crença de que somos o melhor carnaval do interior do estado!
Em uma matéria que marcou o início deste Blog, denominada "
Quem são os Cametaoaras?", destacamos a necessidade de uma irmandade microrregional. A Chaleira conscientizou muito bem esta mensagem, mais uma vez nossas congratulações!