quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Açaí


O Açaízeiro é uma planta do norte do país. É conhecido pelos indígenas como a fruta que chora. Sendo típico da Amazônia, espalha-se por toda a região, chegando ao Maranhão, Guiana e à Venezuela. O principal alimento extraído do açaí é o vinho, um suco feito da sua polpa e sua casca. Esse é na verdade um macerado com a cor de suco de uvas. Seu suco é muitíssimo apreciado pelos habitantes da região e atualmente é apreciado nacional e internacionalmente pelo seu valor gustativo, nutritivo e energético.
Uma característica importante desta palmeira é seu crescimento em touceiras, composta por várias estipes que pode chegar até 25 pés em cada touceira, sendo que cada estipe produz anualmente de 5 a 8 cachos de fruto. Este valor pode variar devido os fatores de fertilidade e umidade do solo e também pela influência da intensidade luminosa, sendo a produção menor à sombra. A safra do açaí é basicamente dividida em dois períodos: a safra de inverno, onde a quantidade encontrada no mercado é baixa e a qualidade do fruto não é muito boa, e a safra do verão que também pode ser chamada de alta estação, onde a oferta é grande e a qualidade boa.
Os moradores de Belém e municípios ribeirinhos como Cametá, consomem o açaí com farinha de mandioca, acompanhado de peixes, carnes ou crustáceos. Outros preferem consumi-lo com farinha e açúcar.
O açaí possui um delicioso palmito que vem sendo industrializado nos últimos anos, provocando um intenso debate quanto ao futuro da palmeira.
Há duas variedades do açaí: o roxo e o branco. O roxo tem polpa cor de vinho. Isso justifica o nome do suco extraído de sua polpa. Do açaí branco extrai-se um gostoso suco creme-claro. 

Valores Nutricionais do Açaí em 100g 

Calorias 247kcal
Umidade 45.90g
Proteínas 3.80g
Fibra 16.90g
Cálcio 118.00mg
Fósforo 58.00mg
Ferro 11.80mg
Vitam. B1 0.36mg
Vitam. B2 0.01mg
Niacina 0.40mg
Vitam. C 9.00mg
pH 5.21
Brix 6.00%
Acidez 0.13%
Fonte: CAMTA
Distribuição da safra do Açaí
Verão ou alta estação: AGO, SET, OUT, NOV e DEZ
Entressafra 1: JAN e FEV
Inverno ou baixa estação MAR, ABR, MAI, JUN (parte)
Entressafra 2: JUN (parte), JUL.
Fonte: Nascimento, 1992
Assista vídeos sobre o Açaí.

VOCÊ SABIA QUE...
 Existe uma música muito bonita do cantor Nilson Chaves enaltecendo o açaí? 
 O açaí possui uma lenda, e uma dança baseada em sua lenda que apesar de muito bonitas são pouco conhecidas ? veja
 O açaizeiro apresenta duas variedades bastante conhecidas: o açaí roxo e o açaí branco e ambos apresentam a mesma composição química?
 Das análises feitas sobre a sua composição química, descobriu-se os seguintes componentes: protídios, lipídios, glucídios, sais, cálcio, fósforo, ferro e celulose (fibra bruta)?
 A planta é recomendada para a proteção do solo, por apresentar uma decomposição constante de folhas?
 As folhas secas servem para cobertura de barracas e paredes. As verdes, recém-batidas, servem como ração. As folhas, após trituradas, servem como matéria prima para a fabricação de papel?
 Os resíduos provenientes da retirada do palmito servem como ração para bovinos e suínos, após a decomposição. São ainda um excelente abubo para hortaliças e fruteiras?
 O estirpe, quando adulto e bem seco, é bastante usado como esteio para construções rústicas, ripas para cercados, currais, paredes e caibros para cobertura de barracas, e lenha para aquecimento de fornos de olarias?
 Seus resíduos servem ainda como matéria-prima para a produção de papel e produtos de isolamento térmico (Pesquisa do Idesp)?
 O açaizeiro pode ser plantado em qualquer época do ano, quando cultivado nos solos d várzeas. Nos solos de terra firme é importante proteger a muda, com coroamento e cobertura morta em torno da planta, visando evitar o aquecimento do solo e conservar a umidade existente?
 O consórcio do açaizeiro com outra planta deve ser estudado com cuidado. As espécies como ucuúba, andiroba e a seringueira, não prejudicam o desenvolvimento do açaizeiro?
 O Açaí é fruta de alto teor calórico. Cada 100 g contêm cerca de 250 Kcal, derivadas principalmente de carboidratos e lipídios e que o seu suco é um pouco menos calórico, mas um copo com 300 ml costuma ultrapassar as 500 Kcal.?
 O Estado do Pará é o maior produtor nacional de açaí. Em 1992 produziu cerca de 112.676 ton do fruto e que deste total 93.521 ton foi de resíduo (caroço).
 O Município de Cametá é o maior produtor de açaí do Pará. Em 1992 produziu 34.987 toneladas, seguido de Limoeiro do Ajuru 15.254, Ponta de Pedras 10.600 Igarapé Miri 9.000, Abaetetuba 8.500, Muaná 5.650, Mocajuba 4.209, Barcarena 4.100, São Sebastião da Boa vista 4.100, Cachoeira do Arari 3.010, Afuá 2.585 e outros municípios 10.681 toneladas ?

Nenhum comentário: