terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O Rio Moiraba e o artesanato em barcos de miriti

Na Ilha Grande de Furtados, em Cametá-Pa,  Raimundo Marçal, é um artesão conhecido pela sua raríssima perfeição e beleza, na arte artesanal de confeccionar barcos de miriti. Mestre Raimundo, revive o passado, construindo barcos de miriti tais como os Marabaenses e Iates e vive o presente fazendo lanchinhas de miriti. O Grupo do blog Cametaoara, encomendou este Iate que você vê na foto.




        Em um dos cadernos populares denominado MARABAENSES, publicado em 2006, o escritor cametaense Salomão Laredo, natural da Vila do Carmo, nos brinda com uma reportagem relíquia onde podemos conhecer um pouco da história da Carpintaria Naval Cametaense  e seus mestres representados pela Família Lira. Como mestres, o escritor Salomão apresenta o saudoso Velho Chico Lira e seus irmãos Zinho, Canguito e Santinho, todos carpinteiros navais do estaleiro da família Lira, em Vila de São Benedito, em Cametá. No mesmo caderno, Raimundo Marçal  Valente é também apresentado como um remanescente carpinteiro naval  e artesão de barquinhos em miniatura (foi construtor da réplica do barco a vela CARMELITA, pertencente a Milton Laredo,  pai do autor). Raimundo Marçal foi discípulo de seu pai Raimundo Dionízio Valente (conhecido por Nelson Valente), que por sua vez foi discípulo de Raimundo Sacramentro, do Rio Santana, em Mocajuba.

    Escolhemos o modelo de Iate para relembrar um pouco a História do Município de Cametá e do seu Distrito de Moiraba destacando o papel desta embarcação durante a epopéia da borracha, cacau, ucuúba, murum-murum, castanha do pará e outros gêneros comercializados. Era principalmente nos iates e marabaenses que estes produtos eram transportados. 

     Os marabaenses, devido sua proa achatada,  eram mais apropriados para o transporte da castanha do pará pelas cachoeiras do Rio Tocantins, próximas de Marabá. Hoje, essas perigosas, porém muito belas cachoeiras não mais existem. Desapareceram com a construção da Usina Hidroelétrica de Tucuruí.

     Lembro dos Iates Luzinam, em homenagem ao saudoso Mestre Luzinam, Zé Moreira, lembrando o maior comerciante do Distrito de Moiraba,  o Iate Rio Moiraba e muitos outros. Todos de propriedade do Sr. Zé Moreira e Família que também criavam gado, comercializavam o arroz e muitos outros produtos na boca do Rio Moiraba.

Fonte:Laredo, Salomão. Marabaenses.  Editora Salomão laredo, 2006.
Encomendas de Barcos de Miriti
Contato: Raimundo Marçal
Fone: (91) 81981422 (91)998222204