terça-feira, 21 de dezembro de 2010

ALÔ CAMETAOARAS!! TA CHEGANDO O CARNAVAL!! EM CAMETÁ COMEÇA EM JANEIRO!!

Cidade localizada a aproximadamente 212 km por malha rodoviária da capital Paraense, Cametá, que tem uma das mais vastas culturas do Estado, é sempre lembrada pela hospitalidade, simplicidade e linguajar de seu povo; sua culinária bem amazônida, do açaí com mapará, e de seu animado carnaval, que é considerado por muitos, o melhor do Estado.
Povo muito animado e festeiro, os cametaenses sentem o orgulho de apresentar sua famosa festa carnavalesca que inicia desde os primeiros finais de semana do ano, incluindo as segundas feiras, quando já começa a se apresentar nas ruas das cidades alguns blocos tradicionais. Escolas de sambas, blocos, fofós, cordões se dividem no meio de uma grande festa que se encontram na Praça da Cultura, espaço tradicionalmente conhecido como ponto de encontro dos brincantes. Lá é como se fosse o "termômetro" da alegria, se a praça está desanimada, o povo logo diz:" acho que vai dar "thola" a festa tal" ou contrário, "a palha vai vuá"!! Não esquecendo de falar da nossa refrescante praia da Aldeia dos Parijós, bastante badalada nos meses carnavalescos.
A festa do carnaval cametaense tem como uma das principais características ser um evento democrático, acessível a todos os grupos sociais. Se divertir é livre dentro das várias opções que a cidade lhe proporciona: blocos, escolas de samba, os famosos fofós, cordões e grupos.
Por muito tempo, passar o carnaval em Cametá poderia ser considerado uma gostosa aventura, pois o transporte mais acessível era o fluvial, que dura, em média, de 10 a 12 horas de viagem. Além disso, as hospedagens, ma maioria das ocasiões eram feitas em casas de familiares, amigos, conhecidos e até "conhecidos dos conhecidos". De um tempo pra cá, houve inúmeras mudanças que já podem ser observadas e sentidas. O município já possui acesso rodoviário até o Distrito de Carapajó, margem direita do Rio Tocantins, que fica a aproximadamente 1 hora e meia de balsa da sede da "terra do Mapará". A rede hoteleira vem se expandindo, procurando sempre atender as demandas carnavalescas e de verão.
No meio dessa felicidade que é falar da nossa pérola do Tocantins, convidamos a todos a participarem conosco do carnaval cametaense de 2011, que promete, com sua presença, ser cada vez mais belo e animado.


dicionário cametaoara

"thola": quando o evento não vai ser da maneira esperada ex: pouco público, música ruim, etc.
"a palha vai vuá": quando se quer dizer que o evento vai ou está sendo bom, vai ser divertido, etc.

Um comentário:

Samba da Rita disse...

obrigado pelos comentários, felicidades e sucesso...senceros votos cametaoaras!!